Expo José Peretto

Exposição inédita faz homenagem a José Peretto no Museu Municipal de Socorro, não deixe de visitar a seção desse site com as obras de exposição:
https://totemcultural.org.br/obras-da-expo-jose-peretto/

José Peretto com suas obras na chácara situada na rua que hoje leva seu nome em Socorro-SP

José Peretto  nasceu em Bassano del Grappa na Itália em 27 de maio de 1874, e veio para o Brasil com 23 anos em 1897. Em 1904 ele muda para Socorro, onde se instala, casa-se com Horalina Lacorte, desenvolve sua familia, e produz suas praticamente 200 obras até seu falecimento em 1949.

Com Santoro e Bellintani na primeira exposição de artes plásticas de Socorro-SP.

Ao lado dos artistas Santoro e Bellintani, José Peretto realiza em 1937 a primeira exposição de artes plásticas de Socorro. Uma grande retrospectiva de seu trabalho é apresentada em 1983 no Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro.

Desde então nenhuma outra mostra sua tinha sido realizada. Vem daí a importância dessa exposição que permite aos socorrenses rever, ou descobrir esse grande artista.

A exposição traz obras de José Peretto, que fazem parte do acervo público da cidade, mas também da sua familia, e de outras familias amigas. A Paróquia emprestou para a mostra a obra prima do artista, retratando a imagem da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (1911), que por muitas décadas compôs o altar mor da Igreja da Matriz.
 
A Mostra compreende ainda algumas pinturas de sua neta Pitida (in memoriam), homenagens feitas a José Peretto por outros artistas, e releituras de suas obras realizadas por crianças e jovens da cidade. Elas foram criadas dentro de um projeto educativo mais amplo, envolvendo a rede educacional pública e privada com destaque para a grande ativação desenvolvida em torno da obra do artista pela Escola Viverde. 
 
Completa o projeto expositivo um espaço documental, que traça o percurso da vida de José Peretto enquanto imigrante italiano vindo para o Brasil no final do século XIX. Realidade que também faz parte da história de muitos socorrenses, cujos ancestrais vieram da Itália no mesmo período. 
 
José Peretto e sua obra são um importante patrimônio cultural de Socorro, uma herança do nosso passado, que permite às gerações futuras conhecer  a identidade do nosso povo.
Agradecimentos
Agradecemos o apoio da Prefeitura Municipal, Prefeito André Bozola, através de sua Secretaria da Cultura, Secretário Tiago de Faria; Fernando MS; e Secretaria do Turismo, Secretário, Acacio Zavanella; Museu Municipal: Mayara Nardes e equipe;  Conservatório Municipal, Beatriz Minozzi, equipe e especialmente seu Grupo de Choro;   ComupC, Luka Fagundes e Conselheiros, Comtur, Circuito das Aguas, Paróquia N. Senhora do Perpétuo Socorro, Totem,  “O Município”; Bruno Boulay, Jorge Rafael Dias de Oliveira (Nê)”, e Julien Boulay pela comunicação visual do projeto. 
 
Nossos especiais agradecimentos à família Peretto em particular Eduarda, Flávio, Beatriz, Conceição, Luiz, Iracela Cassimiro, e às demais famílias socorrenses, sobretudo Beneduzzi, Pares Andreucci e Oliveira Santos, graças às quais as obras de José Peretto puderam chegar até o público. As escolas públicas e privadas, que participaram das releituras das pinturas de José Peretto, e aos artistas que realizaram uma obra em sua homenagem.
 
Exposição José Peretto
29 de novembro 2019
a   04 de janeiro 2020
Museu Municipal de Socorro-SP
Aberto de 3af a sábado de 9h à 17h
Acesso gratuito e acessível
Rua Antonio  Leopoldino, 185
Centro – Socorro-SP
Telefone : 19 3895 8344