Histórias, causos e sons

Músico, professor e pesquisador, Gabriel Perre desenvolveu uma extensa pesquisa entre março e outubro de 2020 para mapear a música instrumental de Socorro.

“História, causos e sons” 

Músico, professor e pesquisador, Gabriel Perre desenvolveu uma extensa pesquisa entre março e outubro do ano passado para mapear a música instrumental de Socorro. Marinilda que realizou a direção editorial da publicação dentro do ITC, comenta: “Eu pude acompanhar de perto a « gestação » do “Histórias, causos e sons”, e posso afirmar a amplitude e relevância deste trabalho realizado pelo Gabriel, e publicado neste livro pioneiro que mapeia, organiza e promove a transmissão para as gerações futuras do patrimônio cultural da música instrumental na nossa cidade. 

O livro abre seus capítulos com as bênçãos do cortejo da congada, cujos mestres são nossos primeiros compositores autodidatas. A obra avança, traçando o histórico da Corporação Musical Santa Cecília, e seus maestros. Aqui ela faz aflorar a memória ancestral dos socorrenses,  lembrando da alvorada nas tradicionais festas de agosto, e da banda da alegria abrindo os carnavais.  Em seguida temos o mapeamento dos nossos grupos, compositores, músicos, chegando por fim no “Conservatório Municipal de Socorro Maestro Luiz Gonzaga Franco”, do qual inclusive Gabriel está na origem ao lado de um grupo de amigos idealistas.

O livro é recheado de fotos pertencentes ao acervo do Museu Municipal, mas sobretudo das famílias socorrenses, e obras de arte dos nossos artistas visuais, evidenciados pelo belo projeto gráfico de Simone Saul, o que torna a publicação ainda mais agradável de ser percorrida, além de valorizar outras linguagens artísticas ao lado da música.

Fecha o livro um grande presente para todos nós, ou seja 33 partituras de 17 compositores que passam da nossa história oral para a posteridade através dessa obra. Sobre elas Gabriel comenta: “Tivemos um trabalho muito grande tanto para o levantamento como para a edição e digitação dessas partituras, apesar disso ele nos trouxe surpresas muito gratificantes, como o que aconteceu durante as pesquisas nos arquivos do Maestro Luiz Gonzaga Franco ao lado do seu filho Sérgio Franco (Ló) quando encontramos partituras inéditas, até então desconhecidas do próprio Sérgio, como a “A Morena da fronteira”, de Acácio Tasca, a “Socorro meu Amor,” de Clóvis Suette, e a “Baião Azul”, do Sr. Luiz G. Franco, que integraram o livro. Um dos compositores mais prolíficos da cidade que mapeamos foi o Sr. Pedro Ferragutti, com mais de 160 manuscritos. Certamente um próximo projeto nascerá desse conteúdo em coordenação com o seu filho, o grande músico socorrense Toninho Ferragutti.” Gabriel concluiu: “Após o lançamento do livro através de uma live na última sexta-feira, percebi que a importância de ter realizado este trabalho, é muito maior do que eu imaginava, muitos se emocionaram e comigo não foi diferente. Fiquei com a sensação de dever cumprido, pois com essa obra cheguei  ao objetivo que todo artista almeja, que é o de emocionar, e fazer aflorar sentimentos. Muito obrigado a todos que contribuíram para a realização desta importante publicação”. 

Livro físico

Esse livro está disponível na Biblioteca Municipal de Socorro-SP

ou pelo telefone: (19) 99796-6349 – Gabriel Perre

Livro digital