Instante 58

O Instante 58 aconteceu entre os dias 12 de fevereiro e 6 de abril de 2019 na Biblioteca Municipal de Socorro.

Através dele foram criados 58 videos de 58 segundos cada um, e em seguida postados no Instagram: @instante58.

O projeto contemplou 58 participantes, que beneficiaram de workshops e  laboratórios de criação gratuitos para realizar seus videos. Todos eles foram premiados pela participação no projeto. A idade minima para participar era 13 anos , por ser a partir de quando pode-se utilizar o Instagram, onde os videos foram postados.

Além de serem difundidos nas redes sociais, eles foram exibidos no fórum, que fechou o processo criativo com debates e reflexões nos dias 5 e 6 de abril 2019.

Elaborado por Marinilda Boulay, presidente da associação ITC, e diretora da Totem,  produtora cultural da nossa cidade, ele foi um dos 8 premiados  no Estado de São Paulo, pelo edital de apoio ao desenvolvimento de ações de fomento ao audiovisual do Governo do Estado de São Paulo, através da sua Secretaria da Cultura e da Economia Criativa, e de seu ProAC – Programa de Ação Cultural.

O projeto aconteceu em Socorro, por ser onde jà foram realizadas 3 mostras anuais de Filme de 1 minuto e onde era necessário continuar a desenvolver projetos de fomento ao audiovisual, afirma Marinilda, que continua:  a animação brasileira completou 100 anos em 2018 e foi homenageada na França no importante Festival de Annecy. A produção nacional como um todo desde os longas-metragens, as séries e os games aumentou consideravelmente nos últimos anos. E isso graças em grande parte às políticas de fomento, que permitiram que o setor audiovisual brasileiro continuasse a crescer mesmo em tempos de crise econômica.

Marinilda conclui: o prêmio que ganhamos, através do ProAC, para realizar esse projeto é um exemplo de uma importante política de fomento, que não so tem ajudado o audiovisual a se desenvolver , mas também outras linguagens artísticas do Estado. Esperamos que o Instante 58, possa contribuir para a atuação profissional dos socorrenses no mercado cinematográfico e audiovisual brasileiro, que vive um momento muito positivo.

Apoiaram ainda esse projeto a Prefeitura Municipal de Socorro, através da sua Secretaria da Cultura e Biblioteca Municipal, os Conselhos ComupC e Comtur; Interact, Jornal “O Município” de Socorro, as associações ITC e ICA, sendo que essa última gera o Conservatório Municipal de Socorro.

Instante 58

Inscrições foram para participar aconteceram entre janeiro e fevereiro 2019.
A ficha de inscrição poderia ser solicitada pelo email:
instante58@gmail.com
Ela também estava disponivel na Biblioteca Municipal.
Maiores informações: (19) 9 99 17 62 17
@instante58