Arquitetura

Na ocasião em que entrevistamos Oscar Niemeyer, o arquiteto de Brasília e,  portanto testemunha eletiva de sua gênese, o mestre nos confirmou que não se tratava de impor um esquema diretor nem qualquer outra sujeição aos Estados que iriam construir suas embaixadas na nova capital.

A ideia era permitir uma total liberdade em relação à criação arquitetônica, cada país sendo soberano em sua escolha, tanto do mestre de obras quanto do projeto; a única contrapartida seria que a arquitetura fosse de qualidade.

Embaixada da França – Brasília – projeto original de Le Corbusier

Embaixada da França - BrasíliaInaugurada em 1976, a Embaixada da França em Brasília foi construída num terreno que havia sido colocado à disposição da França em 1960. O projeto foi entregue a Le Corbusier por André Malraux, então Ministro de Estado encarregado dos assuntos culturais. Este livro traz imagens raras do bloco de notas com os estudos do Mestre e do projeto original da Embaixada, que com sua morte em 1965, inspirou seu aluno o arquiteto de origem chilena Guillermo Julian de la Fuente, a projetar os edifícios inaugurados em 1976. Sua decoração e mobiliário são assinados por Michel Boyer.

Embaixada da França | L’Ambassade de France | Brasilia – Organizado por Colette de Matteo e Jean-Martin Tidori | Fotos Tuca Reinés (ITC/Imprensa Oficial), 2009.  Livro bilíngue (português/francês).