Artes Plásticas

Na obra Hymeneus travestido assistindo a uma dança em hora a Príapo, é fácil reconhecer Hymeneu (ou ainda Hímen) a direita do quadro, esse jovem de origem modesta que está apaixonado por uma virgem da melhor sociedade ática. Para ele, todas as oportunidades são válidas para aproximar-se dela. Ele fantasia-se de mulher por ocasião de uma cerimônia sagrada em homenagem a Príapo que reúne um grande número de de moças dançarinas e instrumentistas, uma festa na qual sua amada está participando, que supõem-se ser a jovem de costas a sua esquerda.

Poussin Restauração | Restauration

PoussinEsta importante pintura de Nicolas Poussin, da coleção do MASP, sempre apresentou problemas de conservação, necessitando de um tratamento adequado da obra. A realização do Ano da França no Brasil em 2009, permitiu o apoio dos franceses para restaura-la, em parceria com o C2RMF, Centro de Pesquisa e de Restauração dos Museus da França. Com a restauração da tela por Regina da Costa Pinto Moreira, Karen Barbosa e Pierre Curie, e do suporte por  Emmanuel Joyerot e Jean-Pascal Viala. Este livro único para a profissão da restauração acompanha todos os passos do trabalho destes mestres, que nos fazem re-descobrir a genialidade de Poussin.

Poussin Restauração | Restauration; sob a coordenação científica de Pierre Curie. (ITC/Imprensa Oficial). Livro bilíngue (português/francês), 2009.