O projeto « As Benzedeiras, tradição milenar de cura pela fé”» tem por objetivo fortalecer e transmitir as tradições paulistas entre gerações com foco nas benzedeiras de Socorro-SP, fazendo um mapeamento dessa tradição, que mesmo se cada vez mais rara nos centros urbanos, é ainda extremamente ativa nos bairros da nossa zona rural da cidade, colaborando com sua continuidade e valorização.
Para atingir seus objetivos o projeto está desenvolvendo um trabalho de cunho antropológico feito por meio de entrevistas e pesquisa de campo nos mais de 50 bairros da zona rural de Socorro-SP. Ele compreende ainda 8 oficinas de contações de história, 4 atividades de formação e capacitação; uma exposição com a duração de um mês no Museu Municipal de Socorro-SP, que leva o nome do projeto: “As Benzedeiras, tradição milenar de cura pela fé””, incluindo a publicação de seu livro/catálogo. Está sendo realizado o registro fotográfico e audiovisual de todo projeto e criação dessa seção para ele no site da nossa associação ITC – Instituto Totem Cultural: www.totemcultural.org.br.
Primeira entrevista dentro do projeto: Dona Linda no Bairro do Ribeirão do Meio. Cuca Jorge, Clara, Capucine e Alexandre. Foto Marinilda Boulay – 10/02/2020Equipe com Dona Linda de esquerda para direita depois dela: Cuca Jorge, Alexandre, Capucine Levi e Clara De Ro.Segunda entrevista: Dita, Bairro do Brejo. A mesma equipe da primeira entrevista. Foto Marinilda Boulay – 10/02/2020.
Terceira entrevista : Dona Lourdes – Bairro de Santa Cruz – 26/02/2020. Foto Clara de Ro.D. Lourdes é entrevistada por Marinilda Boulay. Foto Clara de Ro.Quarta entrevista: D. Lucrécia Bertoletti Giomo. Bairro da Varginha, 15/03/2020. Foto Bruno Boulay
D. Lucrécia B. Giomo com Marinilda Boulay e Cuca Jorge – Bairro da Varginha – 15/03/2020. Foto Bruno Boulay
Quinta entrevista Dona Terezinha no Bairro do Currupira. 18/04/2020. Foto Bruno Boulay
D. Terezinha em frente a sua casa. Sendo entrevistada e filmada por Marinilda Boulay fotografada por Bruno Boulay.
Equipe do projeto em filmagem. Da esquerda para direita: Irene dos “Sabores do Currupira”, o esposo de D. Terezinha, Marinilda Boulay e D. Terezinha.
Equipe do projeto em filmagem. Da esquerda para direita: Irene dos “Sabores do Currupira”, D. Terezinha e seu esposo, Bruno Boulay, Vice-presidente do ITC.
D. Clementina no Bairro dos Marianos. 06/05/2020. Foto Bruno Boulay.
Equipe do Projeto, Marinilda Boulay com D. Clementina e Cuca Jorge. Foto Bruno Boulay.
Sétima entrevista: D. Ditinha, Bairro do Ibitinga, 03/06/2020. Foto Bruno Boulay.
Sétima entrevista: D. Ditinha, Bairro do Ibitinga, 03/06/2020. Foto Bruno Boulay.
D. Ditinha e seus tesouros. Foto Bruno Boulay.
Dona Ditinha benze Bruno Boulay, Foto Marinilda Boulay.
D. Ditinha com Marinilda Boulay e Cuca Jorge. Foto de Bruno Boulay.
Marinilda Boulay, D. Ditinha e Cuca Jorge. Foto de Bruno Boulay.
Família de D. Ditinha com a artista Vânia Cardoso. Foto de Marinilda Boulay.
8a entrevista Sr Dito Chaves, Toledo, entre SP e MG, 15/06/2020. Foto Bruno Boulay9a entrevista Sr. Benedito. 06/07/2020. Foto Bruno Boulay
10a entrevista D. Eda, Bairro do Ribeirão do Meio. 06/08/2020. Foto Cuca Jorge.