As benzedeiras

 

O projeto « As Benzedeiras, tradição milenar de cura pela fé”» tem por objetivo fortalecer e transmitir as tradições paulistas entre gerações com foco nas benzedeiras de Socorro-SP, fazendo um mapeamento dessa tradição, que mesmo se cada vez mais rara nos centros urbanos, é ainda extremamente ativa nos bairros da nossa zona rural da cidade, colaborando com sua continuidade e valorização.

Para atingir seus objetivos o projeto está desenvolvendo um trabalho de cunho antropológico feito por meio de entrevistas e pesquisa de campo nos mais de 50 bairros da zona rural de Socorro-SP. Ele compreende ainda 8 oficinas de contações de história, 4 atividades de formação e capacitação; uma exposição com a duração de um mês no Museu Municipal de Socorro-SP, que leva o nome do projeto: “As Benzedeiras, tradição milenar de cura pela fé””, incluindo a publicação de seu livro/catálogo. Está sendo realizado o registro fotográfico e audiovisual de todo projeto e criação dessa seção para ele no site da nossa associação ITC – Instituto Totem Cultural: www.totemcultural.org.br.

 

Primeira entrevista dentro do projeto: Dona Linda no Bairro do Ribeirão do Meio. Cuca Jorge, Clara, Capucine e Alexandre. Foto Marinilda Boulay – 10/02/2020

Equipe com Dona Linda de esquerda para direita depois dela: Cuca Jorge, Alexandre, Capucine Levi e Clara De Ro.

Segunda entrevista: Dita, Bairro do Brejo. A mesma equipe da primeira entrevista. Foto Marinilda Boulay – 10/02/2020.

 

Terceira entrevista : Dona Lourdes – Bairro de Santa Cruz – 26/02/2020. Foto Clara de Ro.

D. Lourdes é entrevistada por Marinilda Boulay. Foto Clara de Ro.

Quarta entrevista: D. Lucrécia Bertoletti Giomo. Bairro da Varginha, 15/03/2020. Foto Bruno Boulay

 

D. Lucrécia B. Giomo com Marinilda Boulay e Cuca Jorge – Bairro da Varginha – 15/03/2020. Foto Bruno Boulay