A mostra lembra a necessidade de protegermos os nossos biomas, composto por nossa fauna e flora, dentro dos quais o país e seu povo evoluem.
Museu Municipal de Socorro exibe a mostra « Autorretrato do Brasil de 200 anos », comemorando o bicentenário da independência. Sob curadoria de Marinilda Boulay, a exposição nos convida a sermos agentes da construção da memória e identidade do nosso jovem país.
Segundo Marinilda Boulay « os artistas, as crianças e jovens da rede educacional foram convidados a participar da mostra produzindo um autorretrato de si mesmo, enquanto agentes desta construção, para que a história se movimente e adquira novos significados ».
Nessa exposição, o autorretrato dos artistas que participam da mostra, compõem o grande autorretrato do nosso jovem país. A mostra interpreta através de obras de arte a Independência do Brasil de Portugal, da qual o gesto oficial corresponde ao 7 de setembro de 1822. Ela transita e valoriza o processo vivido por todos os integrantes da sociedade na construção da cidadania, e da identidade do Brasil e do brasileiro, tanto no passado, como nos dias atuais.