Marinilda Boulay na B de Bananal

Temos nesse video uma visita guiada a obras realizadas especialmente  por Marinilda Boulay para a B de Bananal. Exposição que abriu no dia 22 de setembro 2020 com a chegada da primavera no Museu Municipal de Socorro-SP e em difusão on line no novo site que realizamos para ela nesse link:

https://totemcultural.org.br/expo/

 

Marinilda Boulay e algumas das obras apresentadas por ela na B de Bananal

 

A Viagem da Planta, essa é a primeira obra que apresentamos da exposição. Ela conta a viagem da bananeira da Asia Oriental até o Brasil, trazida nas caravelas. Chegando aqui os Europeus constatam que na Ilha do Bananal os índios Javaés jà a conheciam! Eles dizem então aos que desembarcavam: “Território, nosso corpo nosso espírito” , fazendo menção ao respeito pedido aos que estavam chegando com os que jà estavam no Brasil antes deles. E assim iniciou o que conhecemos hoje como população brasileira e o Brasil, feito do encontro de várias culturas e tradições em solo americano.

 

Pássaro na gaiola ao lado de menino durante a pandemia. O pássaro diz ao menino: quando acabar a pandemia saímos juntos daqui?,2020. Obra em acrílica sobre madeira , lado 2

Folhas livres de bananeira com seriemas, 2020. Obra em acrílica sobre madeira , lado 1.

 

 

Para conhecer as obras dos artistas convidados por Marinilda para participar dessa mostra acesse o link:

https://totemcultural.org.br/expo/b-de-bananal/artistas-convidados/