Cultura Popular

A Congada de São Benedito e do Divino Espírito Santo da cidade de Socorro, é uma importante manifestação tradicional da cultura caipira de São Paulo, onde mapeamos raras cidades que ainda têm esta expressão. Com o objetivo de perenizar esse patrimônio imaterial de Socorro, foram realizados na cidade importantes projetos como o “Congada nas Escolas” e o “Fitas e Flores”, que deram origem a livros homônimos. Ambos realizados com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura e do Programa de Ação Cultural.

Congada nas Escolas

Congada nas EscolasLivro com partituras e letras das músicas da Congada de São Benedito e do Divino Espírito Santo de Socorro-SP.  Ideal para uso pedagógico. No final do livro cada criança pode desenhar-se dançando a congada. O projeto Congada nas Escolas, levou esta manifestação tradicional para escolas da zona rural e urbana da cidade de Socorro.

Congada nas Escolas, organização Leonor Arioli Bertolete e Marinilda Bertolete Boulay. (ITC/Totem Musicais), 2012

Fitas e Flores –
Congada de São Benedito e do Divino Espírito Santo da Cidade de Socorro

Fitas e Flores - Congada de São Benedito e do Divino Espírito Santo da cidade de Socorro

A Congada de São Benedito e do Divino Espírito Santo da cidade de Socorro, traz com ela as “fitas e flores” do imaginário popular caipira paulista, e é elemento essencial do patrimônio cultural imaterial brasileiro.

Este livro traz um CD e um DVD encartados, que resgatam músicas, danças e testemunhos de Mestres e Anciãos da Congada, manifestação em extinção em todo território nacional desde o final do século XX.

Fitas e Flores. Marinilda Bertolete Boulay (ITC/Totem Musicais), 2013