A coleção bilíngüe Palco sur Scène apresenta a diversidade da produção teatral francesa e brasileira das últimas décadas, valorizando algumas experiências de encenação e dramaturgia que redefiniram o panorama do teatro contemporâneo dos dois paises. Solidária à causa dos dramaturgos, ela vem pressionar ao lado deles, as paredes do exíguo corredor editorial do setor, além de permitir que suas peças atravessem a barreira da língua, em busca de novas interpretações e novos públicos.

Esta coleção coloca-nos em contato com os textos de alguns dos mais significativos dramaturgos franceses e brasileiros da atualidade. Jean-Luc Lagarce, com cuja obra esta coleção nasceu em agosto 2006, passa sucessivamente a palavra aos dramaturgos que o sucedem: Philippe Minyana, Michel Vinaver, Bernard-Marie Koltès… e aos brasileiros Bosco Brasil, Newton Moreno e Rodrigo de Roure.

Compilados nessa coleção os textos teatrais de autores brasileiros e franceses vão sendo expostos à imaginação do leitor e a do homem de teatro.

Desejamos que o primeiro encontre as chaves necessárias para inventar sua “representação fictícia” , e o segundo, as que os levarão para o palco, e… “Vamos ao Teatro!” Deixa do monumental Paulo Autran que a Palco sur Scène ouve ecoar no “Fim” de cada nova peça publicada.

Marinilda Bertolete Boulay
Coordenação e Direção editorial

CapaBosco

 

Bosco Brasil –
Cheiro de Chuva e
Novas Diretrizes
em Tempos de Paz

 

CapadeRoure

 

Rodrigo de Roure –
A Senhora Coisa e
Os Últimos Dias de Gilda

 

CapaMinyana

 

Philipe Minyana – Suite I

CapaMoreno
CapaVinaver

 

 

Newton Moreno –
Agreste e A Refeição

 

 

Michel Vinaver –
A Procura de Emprego