1a BÏNaif – Bienal Internacional de Arte Naif “Totem Cor-Ação”

1a BÏNaif – Bienal Internacional de Arte Naif “Totem Cor-Ação” em Socorro 2017

Socorro afirma-se com muita potência enquanto importante polo de produção de obras caracterizadas pela estética naïf, isto é, que representem a criação primitiva, ingênua, espontânea e popular.

Nossos artistas têm participado de várias exposições, mostras e bienais, tendo suas obras escolhidas para fazer parte de acervos de importantes museus dedicados a esse estilo de pintura como o MIAN Museu Internacional de Arte Naif no Rio de Janeiro ou a Bienal de Arte Naif do SESC-Piracicaba, considerada até então a mais expressiva do país.

O projeto Cor-Ação que vem sendo desenvolvido na cidade há quatro anos sob a coordenação de Rosângela Politano tem muito colaborado para que isso seja uma realidade.

Foram realizadas pelo projeto até então 4 exposições anuais, que inspiraram a criação dessa Bienal, sendo que as duas ultimas ocorreram em coordenação com a associação socorrense ITC – Instituto Totem Cultural, que desde 2008 vem desenvolvendo ações de fomento à arte e à cultura popular, e seu intercâmbio com outras culturas a nível nacional e internacional, hoje sob a presidência de Marinilda Bertolete Boulay.

A  1a Bienal Internacional de Arte Naïf “Totem Cor-Ação” em Socorro 2017, em sua primeira edição, tem caráter colaborativo, e será realizada entre os dias 29 de setembro e o 04 de novembro de 2017 nas dependências do Museu Municipal de Socorro, tendo como proposta valorizar a produção naïf e popular nacional e internacional. Ela será composta pelo conjunto de obras nacionais e internacionais selecionadas, oficinas, residências de artistas, palestras, visitas monitoradas, apresentações e intervenções artísticas no Museu mas também na cidade, envolvendo sobretudo a ação “Vitrines da Bienal”. Essa ação compreende um numero importante de obras naïfs, que serão expostas em vitrines de lojas e comércios espalhados pela cidade de Socorro, funcionando como cartazes “vivos”, na divulgação da Bienal, e associando a ela o comércio da cidade em parceria com a ACE.

A 1a Bienal Internacional de Arte Naif “Totem Cor-Ação” em Socorro 2017 é uma realização do Projeto Cor-Ação, do ITC – Instituto Totem Cultural, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Socorro-SP , através da sua Secretaria Municipal da Cultura, Museu e Biblioteca Municipais, do ComuC – Conselho Municipal de Cultura, da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Socorro-SP, e sendo colaborativa ela terá o apoio de todos os artistas que nela se inscreverem!

1a Bienal Internacional de Arte Naif “Totem Cor-Ação” em Socorro 2017

Duração: de 29 de setembro a 04 de Novembro 2017

Local – Museu Municipal Dr. João Baptista Gomes Ferraz

R. Antônio Leopoldino, 175 – Centro, Socorro – SP, 13960-000

Visitas de terça a sábado, das 9H às 17H

Visitas guiadas ou escolares à Bienal ou às Vitrines da Bienal devem ser agendas previamente pelo telefone: (19) 3895-8344

 

Segue uma apresentação do Projeto Cor-ação e da associação ITC

realizadores da 1a Bienal Internacional de Arte Naif “Totem Cor-Ação” em Socorro 2017

 

 

Desde sua criação em janeiro de 2013 o Projeto Cor-Ação, já conta com mais de 680 participantes nas inúmeras oficinas e cursos dentro dele ministrados. Registrou mais de 4 mil visitantes às 4 exposições realizadas dentro do Projeto até agora, que foram: 1a Exposição de Arte Naifs de Socorro em 2013, com premiação para os artistas participantes;  “Diversidades Artísticas de Socorro”, que aconteceu na reinauguração do Museu Municipal em maio 2014; a terceira exposição: “A beleza está nos olhos de quem vê”, foi realizada em dezembro 2014 também no Museu Municipal, Em 2015 e 2016 as exposições foram em homenagem ao patrimônio arquitetônico de Socorro, a primeira em torno da Estação e do Palácio das Águias, e a segunda destacou os dois portais da cidade de Socorro, ambas foram realizadas no Salão Azul do Palácio da Aguias.

O Projeto Cor-Ação realizou ainda 4 Mostras de Arte, intervenções artísticas em praças, projeções multimídia em fachadas patrimoniais, e coordenou a inscrição de grande número dos artistas socorrenses na 12a e na 13a  Bienal Naifs do Brasil, que acontece no SESC-Piracicaba, tendo 7 obras socorrenses selecionadas em 2014 e 3 obras em 2016, para expor nessa importante vitrine da Arte Naif brasileira.

O projeto acredita que quem tem contato com a arte, por menor que seja, adquire um olhar especial pela vida! Visite o site: www.projcor-acao.com.br

pastedGraphic.png

A associação ITC –  Instituto Totem Cultural, foi criada em Socorro em 2008, e tem por objetivo, individualmente ou em associação com outras entidades: Identificar e promover a produção cultural e artística, em todas as suas formas de expressão, e promover a cultura brasileira em geral, e a cultura caipira e popular em particular, assim como seu intercâmbio com outras culturas.

Nesta perspectiva ela promove e realiza atividades como produções, festivais, seminários, elaboração e realização de projetos assim como publicações, workshops, oficinas, que colaboram com a formação, capacitação e atualização dos conhecimentos dos profissionais ligados à cultura e a arte.

 

Tópicos recentes

  1. Conheça as obras de Marinilda Boulay apresentadas na B de Bananal: https://totemcultural.org.br/expo/b-de-bananal/marinilda-boulay/ Deixe uma resposta
  2. Saiba mais sobre a B de Bananal: https://totemcultural.org.br/expo/b-de-bananal/ Deixe uma resposta
  3. B de Bananal – lives de abertura 3af 22.09 às 10h30 e 5af 24.09.2020 às 15h30, no Facebook: Marinilda B Boulay e no canal do youtube: Marinilda Boulay. Esperamos vocês! Acesse: totemcultural.org.br/expo Deixe uma resposta
  4. B de Bananal acesse a expo on line: totemcultural.org.br/expo Deixe uma resposta
  5. Por um sim ou por um não de Nathalie Sarraute – tradução Marinilda B. Boulay Deixe uma resposta