Cultura Popular

 

 

 

Benzedeiras, tradição milenar de cura pela fé

Benzedeiras, tradição milenar de cura pela fé, organizado por Marinilda Boulay com fotos de Bruno Boulay e Cuca Jorge.

Neta de benzedeira, a artista plástica, pesquisadora e produtora cultural Marinilda dedicou-se no último ano a catalogar os benzedores de Socorro, com seus dons e ensinamentos ancestrais, e a prática do benzimento – sempre regida com muita fé e plantas medicinais. O resultado deste trabalho é o livro de arte “Benzedeiras, tradição milenar de cura pela fé”, que acaba de ser lançado pelo ITC, e apresenta oito benzedeiras e três benzedores ativos, que agora dialogam com a tecnologia para continuar benzendo à distância. O projeto contempla ainda exposição presencial que aconteceu no Museu Municipal e on-line, que pode ser visitada no site do ITC (totemcultural.org.br/expo/), além de um documentário em curta-metragem dirigido por Marinilda, com edição de Magda Moraes, que pode ser acessado no canal da artista no YouTube (www.youtube.com/watch?v=0wXaWK4mLJk&feature=youtu.be).

Livros em torno das congadas

A Congada de São Benedito e do Divino Espírito Santo da cidade de Socorro, é uma importante manifestação tradicional da cultura caipira de São Paulo, onde mapeamos raras cidades que ainda têm esta expressão. Com o objetivo de perenizar esse patrimônio imaterial de Socorro, foram realizados na cidade importantes projetos como o “Congada nas Escolas” e o “Fitas e Flores”, que deram origem a livros homônimos. Ambos realizados com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura e do Programa de Ação Cultural.

Congada nas Escolas

Congada nas Escolas

Livro com partituras e letras das músicas da Congada de São Benedito e do Divino Espírito Santo de Socorro-SP.  Ideal para uso pedagógico. No final do livro cada criança pode desenhar-se dançando a congada. O projeto Congada nas Escolas, levou esta manifestação tradicional para escolas da zona rural e urbana da cidade de Socorro.

Congada nas Escolas, organização Leonor Arioli Bertolete e Marinilda Bertolete Boulay. (ITC/Totem Musicais), 2012

Fitas e Flores –
Congada de São Benedito e do Divino Espírito Santo da Cidade de Socorro

Fitas e Flores - Congada de São Benedito e do Divino Espírito Santo da cidade de Socorro

 

 

 

 

 

 

 

A Congada de São Benedito e do Divino Espírito Santo da cidade de Socorro, traz com ela as “fitas e flores” do imaginário popular caipira paulista, e é elemento essencial do patrimônio cultural imaterial brasileiro.

Este livro traz um CD e um DVD encartados, que resgatam músicas, danças e testemunhos de Mestres e Anciãos da Congada, manifestação em extinção em todo território nacional desde o final do século XX.

Fitas e Flores. Marinilda Bertolete Boulay (ITC/Totem Musicais), 2013