2021 – Itinerância B de Bananal por Marinilda Boulay

A exposição ‘Itinerância B de Bananal por Marinilda Boulay’ propõe reflexão sobre a preservação do meio ambiente.

Mostra presencial e on-line da artista plástica de estética naïf Marinilda Boulay tem obras autorais e de mais de 50 artistas convidados de todo o Brasil e da Europa; trabalho feito durante a pandemia faz reflexão sobre a preservação da natureza e dos territórios indígenas.

A exposição em formato « Galeria viva » numa itinerância em 4 bairros da zona rural de Socorro-SP trás estas obras de arte impressas em cetim, com o seguinte cronograma:

1a) “Colinas” no Bairro do Serrote do  6 ao 20 de abril

2a) “Terra” no Bairro da Malacacheta do 20 de abril ao 04 de Maio

3a) “Campo” no Bairro das Lavras de Baixo do 04 de maio ao  18 de maio

4a) “Parque” no Bairro da Varginha do 18 de maio ao 01 de junho 2021

As obras originais participaram em 2020 de uma exposição no Museu Municipal de Socorro, e participarão de uma nova mostra  no « Museu do Sol » em Penápolis entre os dias 7 de outubro e 31 de janeiro de 2022. O Museu do Sol possui o maior acervo de arte naïf da América Latina. 

A mostra on line pode ser acessada no QR  abaixo que direciona para o site:  totemcultural.org.br/expo 

Marinilda Boulay

Artista plástica, ceramista e pesquisadora em cultura tradicional, Marinilda Boulay é também produtora cultural e presidente do ITC (Instituto Totem Cultural), associação cultural e editora de Socorro (SP). A artista expõe constantemente em mostras e bienais brasileiras e internacionais, tendo recebido menções e prêmios por suas obras, que fazem parte de acervos, museus e de coleções particulares. Acesse: 

marinildaboulay.art.br 

Marinilda Boulay. Bananeiras líquidas, 2021. Aquarela
Marinilda Boulay, Bananeiras no mundo líquido, 2021. Aquarela, 10,5×14,5 cm

2020 B de Bananal 

Temos no video abaixo uma visita guiada a obras realizadas especialmente  por Marinilda Boulay para a B de Bananal. Exposição que abriu no dia 22 de setembro 2020 com a chegada da primavera no Museu Municipal de Socorro-SP e em difusão on line no novo site que realizamos para ela nesse link:

https://totemcultural.org.br/expo/

 

Marinilda Boulay e algumas das obras apresentadas por ela na B de Bananal

 

A Viagem da Planta, essa é a primeira obra que apresentamos da exposição. Ela conta a viagem da bananeira da Asia Oriental até o Brasil, trazida nas caravelas. Chegando aqui os Europeus constatam que na Ilha do Bananal os índios Javaés jà a conheciam! Eles dizem então aos que desembarcavam: “Território, nosso corpo nosso espírito” , fazendo menção ao respeito pedido aos que estavam chegando com os que jà estavam no Brasil antes deles. E assim iniciou o que conhecemos hoje como população brasileira e o Brasil, feito do encontro de várias culturas e tradições em solo americano.

 

Pássaro na gaiola ao lado de menino durante a pandemia. O pássaro diz ao menino: quando acabar a pandemia saímos juntos daqui?,2020. Obra em acrílica sobre madeira , lado 2
Folhas livres de bananeira com seriemas, 2020. Obra em acrílica sobre madeira , lado 1.

 

 

Para conhecer as obras dos artistas convidados por Marinilda para participar dessa mostra acesse o link:

https://totemcultural.org.br/expo/b-de-bananal/artistas-convidados/