Fotografia

Neste país múltiplo e paradoxal – Com quantos Brasis se faz um Brasil?, indaga o cantor Lenine -, um país dotado ao mesmo tempo de uma violência extrema e de uma extrema doçura. Xavier Roy escolheu o Brasil que lhe diz respeito. Não é o do crime, das injustiças, da miséria. Por mais que ele revele ser despojado e até mesmo árido, nunca é um Brasil desesperado. Sob o olhar do fotógrafo, é um país de uma infinita ternura que se desvenda a nós. Mas essa ternura que lemos nos rostos deve ser buscada antes na visão do fotógrafo. Xavier Roy ama todos aqueles que cruzam seu olhar, e, em troca, estes lhe oferecem o que têm de melhor.

Xavier Roy – Viva o Brasil!

Xavier Roy - Viva o Brasi!Livro com 119 fotos deste grande fotoógrafo, que pertence à escola francesa da fotografia de rua, tendo como seus mestres Henri Cartier-Bresson, Robert Doisneau e André Kertsész, que entre outras coisas imortalizaram Paris e conquistaram o reconhecimento desse gênero fotográfico no século XX. Publicação realizada com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, Programa de Ação Cultural.

 

Viva o Brasil! Fotografias | Photographies por Xavier Roy. (ITC/Imprensa Oficial). Livro bilíngue (português/francês), 2009.